domingo, 12 de agosto de 2012

Profissões em alta


“É preciso procurar algo que una trabalho e prazer.”
Ivo Pitanguy, médico

            Vou apresentar a vocês trecho de um livro Guia Megazine de Profissões de Valquíria Daher – Ediouro. Ela fala das profissões que estão em alta no mercado, pois acredito ser importante essa informação, mas penso que o jovem tem que ter cuidado para não ser o único critério de sua escolha. Alguns optam apenas visando “o mercado” ou que “dê muito dinheiro”. E muitas vezes o que agora está em alta, daqui a 10 anos, poderá não estar. Vamos ao texto!

Profissões em alta
Não há como – ao menos comprovadamente – prever o futuro. E, muitas vezes, projeções para os próximos cinco ou dez anos podem soar absurdas exatamente daqui a cinco ou dez anos. Mas empresas da área de recursos humanos costumam acertar quando apostam no crescimento do mercado de trabalho de determinadas áreas. E não é à toa: esses consultores não praticam futurologia, mas baseiam suas previsões na evolução da economia e, principalmente nas demandas das empresas, que sempre dão sinais sobre as áreas em que surgirão mais oportunidades nos próximos anos. ...os setores mais comumente apontados como promissores, num futuro próximo, vão da estética ao petróleo e abrangem diversas profissões.

Agronegócios: ...médicos veterinários, engenheiros agrônomos, zootecnistas, entre muitas outras carreiras. Como a exportação de produtos agropecuários é crescente, quem trabalhar com comércio exterior nessa área também pode encontrar oportunidades.

Preparação física: o culto ao corpo e a busca de uma vida saudável já são processos irreversíveis para a parcela mais abastada da população. Por isso quem quer trabalhar em academias, dando aulas coletivas ou como personal trainer, não encontrará dificuldades para entrar no mercado. O trabalho com idosos e com pessoas que buscam formas alternativas de exercícios – como pilates – deve se expandir. ...profissionais de educação física, mas também fisioterapeutas.

Meio ambiente: As indústrias continuarão sendo pressionadas a ter mais cuidado com o meio em que vivemos, beneficiando, entre outras profissões, diversas engenharias, como a ambiental, a florestal e a química. Biólogos, oceanógrafos, entre outros, também encontrarão oportunidades.
Petróleo e gás: Essa tendência continua e ainda há demanda por mão-de-obra especializada, tanto que a própria Petrobrás costuma investir na formação de seus contratados. Engenheiros químicos, de petróleo e mecânicos estão entre os beneficiados, assim como os geólogos.

Informática e tecnologia: em alta há muitos anos, o setor de informática permanecerá aquecido no futuro. Quem seguir carreiras como engenharia da computação, sistemas de informação, tecnologia da informação e ciência da computação tem boas chances de entrar no mercado.

Gerontologia: a boa notícia do aumento da expectativa de vida da população beneficia diretamente profissionais que lidam com a saúde dos idosos. Médicos geriatras, clínicos gerais e fisioterapeutas, por exemplo, devem encontrar oportunidades trabalhando em consultórios, em clínicas e em hospitais.

Estética: Com a popularização de tratamentos e cirurgias estéticas, expandiu-se, ainda mais, o campo para dermatologistas e cirurgiões plásticos. Os dentistas que trabalham com estética também são beneficiados por essa tendência crescente.

Responsabilidade social: preocupadas em contribuir com a sociedade e também – por que não? – em melhorar sua imagem institucional, cada vez mais empresas investem em programas na área de educação, cultura e meio ambiente. Dada a diversidade de projetos, muitas carreiras podem ser beneficiadas com essa tendência, principalmente administradores de empresa, engenheiros de produção, assistentes sociais, educadores e psicólogos.

Turismo: bonito por natureza, o Brasil deve ver circulando mais turistas – estrangeiros e brasileiros – interessados em roteiros ecológicos. O principal beneficiado é o graduado em turismo, mas biólogos e geógrafos também podem trabalhar no setor, devido à sua formação com ênfase no meio ambiente.

Saúde alternativa: A busca do bem-estar e da prevenção de doenças por meio de métodos que fogem à medicina tradicional está cada vez maior. Portanto, o campo para medicina alternativa e para a ortomolecular também deve aumentar nos próximos anos. Práticas como a bioenergética também estarão em alta, beneficiando, principalmente, psicólogos.

4 comentários:

  1. Muito bom esses trechos. Realmente na profissão temos q ter muito prazer em fazer aquilo que gostamos. Mesmo sendo uma grande jornada temos q fazer com gosto e sabedoria, para dar tudo certo no final.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário. Tudo na vida que fazemos com desejo a possibilidade de dar certo é maior.

    ResponderExcluir
  3. nada é facil na vida,por isso quando escolhemos uma profissão temos que ter certeza que realmente é o que de fato queremos para assim lutarmos e conseguimos realizar sonhos...fazendo o que gosta

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo(a), penso que seria importante estar atento na busca dessa "certeza" pois, acredito que esta vai se construindo ao longo da profissão em alguns casos!

    ResponderExcluir