domingo, 2 de junho de 2013

Mudar de Carreira

“Nem sempre é fácil. Mas é possível e gratificante transformar uma paixão em negócio.”
É assim que inicia a reportagem no Boa Chance do jornal O Globo do dia 17/02/2013. Conta a história de três profissionais que mudaram suas carreiras em busca de sua paixão. Cita uma psicóloga que tinha um amor pela música mas na hora de fazer o vestibular optou pela Psicologia. Trabalhou como gerente de RH e há 06 anos retomou a música. A outra é de um engenheiro de Furnas que foi atrás de seu sonho em trabalhar com vinho. E por último é a estudante de Desenho Industrial que descobriu seu talento para ser maquiadora.
Essas histórias me fazem pensar em algumas questões. Uma é que as preocupações com a escolha não são pertinentes somente ao período da adolescência, ultrapassam outros momentos da trajetória do sujeito. Pesquisa realizada pela USP cita que 44,5% dos alunos abandonam o curso no ensino superior e aponta como principais causas pressões dos pais, falta de informação da faculdade e sobre o mercado de trabalho.
Outro ponto é que a escolha profissional pode não ser uma decisão definitiva, pode não ser para vida toda. Pode-se repensá-la.
Nessas três histórias, dois pontos em comum. O primeiro de que a decisão não é fácil de ser tomada e o segundo de que é preciso estudar, pesquisar e se preparar. Falam que mesmo trabalhando com o que se gosta o caminho não é fácil. É preciso paciência para colher resultados e suportar as instabilidades que toda profissão atravessa.
E para finalizar transcrevo uma passagem da fala de cada um:
“Não foi uma decisão fácil, porque eu saí da minha zona de conforto. E tive dificuldade também para ter apoio das pessoas mais próximas, não é fácil para os outros entenderem uma decisão dessas.” (Márcia)

“Estou começando a colher resultados. Mas é um investimento pesado e uma luta diária. Por mais planejamento que se faça, tem muitas coisas que você não prevê, outras coisas que você não sabe e vai aprendendo.” (Luiz Carlos)


“Hoje não existe mais aquela história de que só médico ou advogado é que ganham dinheiro. É muito possível ser bem-sucedido fazendo o que se gosta, mas, para isso, é preciso se especializar e estudar.” (Raphaella)

2 comentários:

  1. Muito bom, Ana! Bem o que estávamos falando. Somos seres em constante mudança e, por isso, acho que nunca é tarde para recomeçar ou começar algo novo. Algum sonho que talvez tenhamos abandonado por medo, insegurança ou falta de apoio, ou ainda descobrir um novo talento ou desejo de "navegar por mares nunca dantes navegados".
    Beijos e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Querida Rúbia, ainda bem que estamos sempre mudando! Só que a mudança nem sempre é fácil mas é possível. Então como estávamos conversando, pense bem no seu antigo sonho. Obrigada pelo seu carinho. Bjs

    ResponderExcluir