terça-feira, 3 de julho de 2012

Vocação


Dando continuidade as minhas reflexões sobre Análise Vocacional, venho agora falar um pouco sobre o significante Vocação. Deriva do verbo no latim “vocare” que significa “chamar, chamamento”.
Alguns entendem vocação como uma tendência ou inclinação para um estado. Até pouco tempo, esse termo tinha um sentido de “um chamado espiritual”, como se Deus colocasse na pessoa uma semente de algo que ela saberia o que fazer e seria para a vida toda.
Bohoslavsky cita a teoria de Huarte de San Huan, onde era entendida numa fundamentação biológica, que os vários “engenhos” dos filhos eram herdados e os pais encarregados de detectar a “natureza” deles.
Em seu livro “Orientação Vocacional – Estratégia Clínica” afirma: “O progresso científico introduziu muitas modificações...”; “... ninguém poria agora em dúvida que, se existe algo chamado “vocação”, não seria, em absoluto, alguma coisa inata, mas certamente, adquirida”.
Ele defende a ideia de que quando se deixa de olhar o homem como um objeto de observação e diagnóstico, passando a entendê-lo como sujeitos de comportamentos perceberá a sua “capacidade de decisão”, sua “possibilidade de escolha”.
Essas mudanças ao longo dos tempos estão fazendo com que o significado de vocação se transforme, passando a entendê-la como um processo e que, as decisões não são irreversíveis, não dependendo da decisão de alguém, pertencendo somente a aquele que escolhe.

2 comentários:

  1. Olá Ana,

    Aqui é o Felipe Augusto, amigo do Lucas. Vi seu blog no facebook e estou dando uma olhada aqui. Está muito legal! Parabéns!

    Este texto me lembrou um livro muito bom que eu li, e que não perco a oportunidade de recomendá-lo para os psicólogos que conheço(meu irmão e minha cunhada o são), é o "Em Busca de Sentido" do Viktor Frankl, um psiquiatra Judeu que foi mandado para um campo de concentração. Este livro é um relato das experiências dele lá e uma introdução da nova escola psicanalítica que ele desenvolveu.

    Fica a dica! Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Felipe

    Fiquei muito feliz por você deixar aqui seu comentário. Foi uma boa surpresa e também a dica. Muito obrigada! Amanhã já vou comprar o livro. Um abraço

    ResponderExcluir