terça-feira, 26 de março de 2013

Áreas Promissoras - Comércio Exterior

Hoje vamos saber um pouco sobre Comércio Exterior, que é mais uma das áreas promissoras. 
Boa leitura!
Retirado na íntegra de: http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/noticias/serie-areas-promissoras-2013-comercio-exterior#.US_K_Wcevec.email

Série Áreas Promissoras 2013: Comércio Exterior
Autor: Samara Teixeira

A área de Comércio Exterior está ampliando suas operações, as indústrias brasileiras estão ampliando e renovando os seus ativos fixos ou bens de capital para serem competitivas no mercado nacional. Com isso a demanda na importação de maquinários e ferramentas terá um índice elevado em relação a 2012. Segundo dados da Catho, o número de vagas do setor estão promissores, sendo que a oferta em 2010 chegou a 82%, com uma reduzida em 2011 chegando a -11%, e em 2012 ocorreu uma retomada, e o índice de oportunidades chegou a 30%.
Esta movimentação tem relação com os constantes investimentos estrangeiros no país. “O mercado chinês tem forte presença aqui no Brasil, e mesmo com medidas de defesa comercial, houve um crescimento considerável nas importações de produtos oriundos da China. Em 2013 a tendência é continuar em crescimento as compras de origem chinesa”, explica Yooko Suyama, colaboradora da Haidar – empresa de comércio exterior.
Segundo Severiano Alvarenga Imperial, presidente do Sindicato de Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex), espera-se um bom aquecimento na balança comercial brasileira com a retomada do crescimento econômico mais forte dos Estados Unidos, da China e da Argentina, que são os três mais importantes parceiros comerciais do Brasil. “Isso porque com o aumento da demanda desses países por produtos, o setor produtivo nacional tende a ser beneficiado com o incremento das exportações, gerando emprego e renda. As estimativas do Governo Federal para este ano são de que o Produto Interno Bruto (PIB) alcançará pelo menos 3%, e as vendas ao exterior poderão chegar a U$268 bilhões”, aponta.

Mão de obra especializada
O crescente destaque do setor é resultado de ações como redução de juros e a recuperação da defasagem cambial. Com a alta demanda, a necessidade de mão de obra qualificada torna-se imprescindível. “Simultaneamente ao crescimento do setor de comércio exterior, cresce também a demanda de profissionais qualificados na área para atender as empresas. E para suprir essa demanda, o profissional precisa estar atualizado com o mercado, com a legislação e o melhor caminho são os cursos de pós-graduação e as experiências de mercado”, explica o presidente do Sindiex.
Para Yooko Suyama, em algumas oportunidades é necessário o domínio falado e escrito no idioma inglês. “Em termos de características, é necessário ser ágil e dinâmico, proativo, ter flexibilidade, facilidade de contato, espírito de equipe e saber ouvir orientações e críticas”, enfatiza a colaborada da Haidar Comex.
Ainda segundo Severiano apesar da crise internacional entre os anos de 2008 e 2009, que afetou muito a balança comercial brasileira, comércio exterior continuou sendo uma excelente opção para quem busca uma carreira dinâmica. “Para ter sucesso é necessário conhecimento diferenciado. É preciso ter uma visão global da economia, entender de logística de transportes, falar mais de um idioma e se capacitar nos procedimentos alfandegários, além de conhecer a legislação aduaneira”, resume o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário