sábado, 16 de março de 2013

Áreas Promissoras - Hotelaria e Turismo

Hoje vamos saber um pouco sobre Hotelaria e Turismo, que é uma das áreas promissoras. Boa leitura!
Retirado na íntegra de: http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/noticias/serie-areas-promissoras-2013-hotelaria-e-turismo#.US_LnxbeRWU.email
Série Áreas Promissoras 2013: Hotelaria e Turismo
Autor: Caio Luer

Os megaeventos esportivos de Copa do Mundo e Olimpíadas que acontecerão no Brasil nos próximos anos já impactam no número de vagas disponíveis no mercado. De acordo com o banco de dados da Catho, o número de oportunidades em Turismo e Hotelaria cresceu 43% de 2011 para 2012.

A capacitação profissional já é bastante exigida, e o nível de atendimento e realização de eventos deverá ter uma grande evolução. Neste contexto, os campos de eventos e gastronomia surgem como promissores, juntamente com o planejamento em marketing, por conta da estrutura que deverá ser montada pela grande demanda que existirá em diversas cidades do país.
“Chef de cozinha, bartender e coordenador de eventos são atividades muito demandadas. Em toda a área temos que qualificar, atualizar e aperfeiçoar minimamente 300 mil pessoas nos próximos 18 meses”, aponta  o Prof. Celso dos Santos Silva, consultor da Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi) e Confederação Nacional do Turismo (CNTur).

Amadurecimento do setor

A estabilidade da economia do país faz com que o brasileiro procure a viagem como opção de lazer como nunca ocorreu. Com isto, as empresas precisam oferecer um serviço de qualidade para combater a concorrência. O foco principal é a profissionalização e, neste contexto, o agenciamento de viagens e a hotelaria vêm se destacando.
“Dentro do agenciamento, a área comercial ganha destaque, não só por trazer clientes em busca de viagens como entretenimento, mas também por aumentar o número de viagens corporativas”, explica Raquel Patti, coordenadora de cursos da Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (ABAV/SP). Para ela, existe uma escassez de mão de obra qualificada, e o profissional que se prepara sai na frente da concorrência.

Qualificação de profissionais

O setor cresce, porém o número de profissionais aptos a desempenharem as funções ainda não acompanha esta aceleração. O Brasil tem uma deficiência grande no que diz respeito a atendimento a turistas, por exemplo.
“Nosso trabalho está totalmente voltado para o público. Precisamos saber entendê-lo e direcionar o trabalho para o atendimento com a maior qualidade possível, pois é o que mais nosso cliente preza em uma situação de viagem ou entretenimento”, conta Mônica Schiashciopresidente daAssociação Brasileira dos Bacharéis em Turismo (ABBTUR), de São Paulo. De acordo com Mônica, o Turismo ainda está se consolidando no país em relação à profissionalização de pessoal e se os formandos, daqui para frente, tiverem espírito inovador, terão grandes chances de se destacar.
Já para Raquel Patti, a educação de base (ensinos fundamental e médio) deficitária ainda é o maior problema. “Me deparo com muitas pessoas que pretendem entrar no setor e que conhecem pouco de geografia, por exemplo. Já na universidade, vejo a falta de integração do conhecimento acadêmico com a vida prática do profissional”, completa.
Fonte: Série Áreas Promissoras 2013: Hotelaria e Turismo | Portal Carreira & Sucesso 

Nenhum comentário:

Postar um comentário